×
Dicas de Finanças Forbes

Resultado do IPCA Alimenta Expectativas, Impulsionando Ibovespa

Forbes, a mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.

 

 

Nesta terça-feira (10), a agenda do mercado foi pautado diante da expectativa do novo pacote fiscal e o anúncio do Índice Preços ao Consumidor (IPCA) referente ao mês de maio, enquanto o exterior monitorava novas notícias sobre um possível acordo entre China e Estados Unidos (EUA).

No final da sessão, o dólar interrompeu uma sequência de três sessões de baixa no Brasil, fechando com elevação de 0,11%, aos R$ 5,5689, após ter atingido na segunda-feira (9) a menor cotação desde outubro do ano passado. O Ibovespa também avançou, a 0,54%, com pontuação de 136.436,07. Em Wall Street, o S&P 500 fechou em alta de 0,55%, enquanto o rendimento do título de dez anos do Tesouro dos EUA recuava a 4,474% no final do dia, de 4,484% na véspera, favorecendo as compras na bolsa paulista.

Inflação

Pela manhã, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou que o IPCA, o índice oficial de inflação, subiu 0,26% em maio, ante o avanço de 0,43% em abril, passando a acumular em 12 meses alta de 5,32%, contra 5,53% antes. Os resultados ficaram abaixo das expectativas em pesquisa da Reuters com economistas, de avanços de 0,33% no mês e de 5,40% em 12 meses.

Apesar do impacto na curva de juros brasileira, o resultado do índice teve pouca influência sobre o dólar, que oscilou na sessão entre altas e baixas em margens estreitas. Profissionais ouvidos pela Reuters argumentaram que as dúvidas sobre o pacote de medidas fiscais do governo Lula, que pode abrir espaço para mudanças nos aumentos de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), congelaram os negócios.

“Há muito mais apreensão pelas medidas fiscais do que qualquer outra coisa. Por isso o mercado ficou ‘de lado’ ontem e hoje”, pontuou Nicolas Gomes, especialista de câmbio da Manchester Investimentos.

Por outro lado, para Willian Queiroz, sócio e advisor da Blue3 Investimentos, entende que o avanço do Ibovespa foi pautado pelo IPCA.

Recalibração do IOF

No início da tarde, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que o governo vai propor ao Congresso uma alíquota unificada de 17,5% de Imposto de Renda (IR) sobre rendimentos de aplicações financeiras e que será proposto o aumento da tributação de Juros sobre Capital Próprio (JCP) de 15% para 20%. Com isso, os ganhos em operações como as de renda fixa e ações serão impactados. Além disso, serão taxados em 5% instrumentos que atualmente têm isenção, como Letras de Crédito Imobiliário (LCIs), Letras de Crédito do Agronegócio (LCAs), Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRIs), Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) e debêntures incentivadas.

Um dos objetivos é que as medidas abram espaço para uma recalibragem do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). De acordo com Haddad, o ganho fiscal obtido com a aprovação das medidas será usado majoritariamente para recalibrar o dispositivo que implementou cobranças de IOF sobre o risco sacado — modalidade de crédito usada por empresas.

“A nossa aposta aqui é que a maior revisão vai ser sobre o IOF nas operações de crédito. O câmbio no varejo e para a pessoa física deve continuar sendo penalizado”, afirmou o diretor da assessoria FB Capital, Fernando Bergallo. Embora ele considere que não está tudo muito claro. “A maioria dos clientes estão esperando a quarta-feira (11), represando operações”, acrescentou Bergallo.

Destaques

– PETROBRAS PN avançou 3,02% e PETROBRAS ON subiu 3,65%, em dia de recuperação, após um começo de mês mais negativo. Até a véspera, as PNs acumulavam queda de 2,77% e as ONs somavam uma perda de 2,38%. No exterior, o barril de Brent fechou com declínio de 0,25%.

– BANCO DO BRASIL ON caiu 0,87%, tendo no radar relatório de analistas do Itaú BBA, no qual cortaram estimativas para os resultados em 2025 e 2026, estimando trimestres piores para o BB à frente. No setor, BRADESCO PN cedeu 0,06% e ITAÚ UNIBANCO PN recuou 0,29%, enquanto SANTANDER BRASIL UNIT terminou com acréscimo de 0,28%.

– MINERVA ON subiu 3,03%, no segundo pregão seguido no azul, em dia positivo no setor, com MARFRIG ON <MRFG3.SA> mostrando alta de 1,31% e BRF ON registrando acréscimo de 2,43%.

– VAMOS ON encerrou com elevação de 5,88%, beneficiada pelo alívio nas taxas dos contratos de Depósito Interbancário (DIs)

– VALE ON fechou em alta de 0,68%, apesar do recuo dos futuros do minério de ferro na China, onde o contrato mais negociado na bolsa de Dalian encerrou as negociações diurnas com queda de 0,85%, a 698,5 iuanes (R$ 539,19) por tonelada.

O post Resultado do IPCA Alimenta Expectativas, Impulsionando Ibovespa apareceu primeiro em Forbes Brasil.

Fonte

#Resultado #IPCA #Alimenta #Expectativas #Impulsionando #Ibovespa

Observação da postagem

Nosso site faz a postagem de parte do artigo original retirado do feed de notícias do site forbe Brasil

O feed de notícias da Forbes Brasil apresenta as últimas atualizações sobre finanças, investimentos e tendências econômicas. Com análises detalhadas e insights de especialistas, a plataforma aborda tópicos relevantes como mercado de ações, criptomoedas, e inovação em negócios. Além disso, destaca histórias de empreendedores e empresas que estão moldando o futuro da economia. A Forbes também oferece dicas sobre gestão financeira e estratégias para aumentar a riqueza pessoal. Com um enfoque em informações precisas e relevantes, o site se torna uma fonte confiável para quem busca se manter atualizado no mundo financeiro.

Palavras chaves

Resultado do IPCA Alimenta Expectativas, Impulsionando Ibovespa


Notícias de finanças

Mercado financeiro hoje
Análise de mercado de ações
Investimentos em 2024
Previsão econômica 2024
Tendências do mercado de ações
Notícias sobre economia global
Como investir na bolsa de valores
Últimas notícias financeiras
Mercado de ações ao vivo
Notícias de economia mundial
Análise de investimentos
Dicas para investir em ações
Previsão de crescimento econômico
Como começar a investir
Análises financeiras atualizadas
Mercado de criptomoedas hoje
Previsão de recessão econômica
Finanças pessoais e investimentos
Notícias sobre bancos e finanças

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *